5 vezes em que Rony Weasley foi transformado em idiota nos filmes de Harry Potter

A nova série de Harry Potter tem a chance de se reparar com Rony Weasley, que muitas vezes fica parecendo um idiota nos filmes.

Transformaram Rony Weasley em idiota nos filmes de Harry Potter

A nova série de Harry Potter tem a oportunidade de corrigir muitas das mudanças encontradas nos filmes do bruxo. Mas uma, em especial, é obrigação: se reparar com Rony Weasley por todas as vezes em que ele foi transformado em idiota nos filmes.

É sério, você pode não ter percebido e provavelmente gosta tanto da caracterização de Rupert Grint quanto eu, mas Rony Weasley teve grande parte dos seus momentos mudada, em especial para reforçar a inteligência de Hermione. Para ele, ficou o alívio cômico e a figura de medroso que, sim, a gente ama, mas sabe que Rony Weasley é um legítimo grifinório por toda a sua coragem.

5 momentos em que Rony Weasley foi transformado em idiota nos filmes de Harry Potter (e que a série pode corrigir)

#5 Jogando quadribol

Em Enigma do Príncipe assistimos pela primeira vez Rony Weasley jogar quadribol, participando da seletiva para o time da Grifinória e, posteriormente, brilhando no jogo com movimentos bizarros quando pensa estar sob efeito da Felix Felicis. Com isso, o filme nos leva a crer que Rony nunca teve muita competência para jogar quadribol e estava ali por sorte (ou por trapaça).

Mas a verdade é que Rony já jogava quadribol já há muito tempo. Como cresceu em uma grande família bruxa, desde criança ele praticava o esporte com seus irmãos. Também vale ressaltar que os Weasley tem um talento nato para o quadribol, afinal Fred e George também foram para o time da Grifinória, enquanto Gina Weasley até mesmo virou jogadora profissional após a escola. Ou seja, faltava sim a confiança para Rony, mas experiência com quadribol ele sempre teve.

#4 Defendendo Hermione

Eu não sei vocês, mas a impressão que tenho é que a amizade entre Rony e Hermione nunca flui muito bem nos filmes. Parece sempre uma triangulação centrada em Harry Potter e, nos momentos em que Rony tentam retratar uma relação mais direta com Hermione, são quase sempre cenas de farpas, incômodos e deboches de um para o outro.

Mas nos livros, Rony é um grande incentivador e defensor de Hermione. Por exemplo, quando Snape substitui Lupin na aula de defesa contra as artes das trevas, em Prisioneiro de Azkaban, o professor insulta Hermione de “sabe-tudo”. No filme, Rony cochicha que concorda com o professor, mas nos livros ele compra a briga da amiga e confronta Snape. Rony questiona que ela respondeu corretamente a tudo que ele perguntou e, por isso, acaba ganhando uma detenção.

#3 Sigam as borboletas

Câmara Secreta é, talvez, o filme em que Rony Weasley tem mais protagonismo, compartilhando longos tempos de cena ao lado de Harry, sem a presença de Hermione. Mas um dos momentos mais marcantes do personagem é também uma de suas representações mais caricatas.

Embora tenha sim aracnofobia, ou seja, morre de medo de aranhas, nos livros Rony demonstra muito mais coragem ao acompanhar Harry na Floresta Proibida para encontrar Aragogue. Em dado momento, ele chega até a dizer algo como “se já chegamos até aqui, então vamos em frente”.

#2 Sangue ruim

Muitas das falas de Rony Weasley foram transferidas para Hermione para fazê-la parecer super inteligente (ou uma sabe-tudo irritante, como disse Snape). É claro que Hermione é, sim, muito inteligente, mas ela cresceu em família trouxa e não conhecia muito da cultura bruxa. Por isso, ela não se ofenderia tanto assim quando Draco Malfoy a chama de “sangue ruim”.

Enquanto no filme, ela chora na cabana de Hagrid e explica a todos o significado do termo, no livro é Rony quem se ofende e conta o que quer dizer sangue ruim. Afinal, ele já sabia desde criança o quanto é pejorativo e ofensivo chamar alguém assim.

#1 A coragem de Rony Weasley

De todas as vezes em que Rony foi retratado como um medroso, para mim a pior delas é essa. Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, já na Casa dos Gritos, Rony está sentado, alternando entre gritos e tremedeiras, quando Sirius Black aparece. Então Hermione prontamente diz “se você quiser matar o Harry, vai ter que nos matar também“.

Seria um grande exemplo da coragem de Hermione, não fosse essa uma frase originalmente de Rony no livro. É ele quem confronta Black para proteger o trio, demonstrando uma coragem que ficou de fora do personagem e, mais uma vez, transferindo a glória para Hermione.

Por um Rony Weasley mais fiel

A nova série de Harry Potter, ainda sem data prevista de estreia, promete ser mais fiel aos livros. Com isso, a gente espera ver um Rony Weasley mais leal, corajoso e talentoso do que esse personagem idiota que os filmes tentam nos mostrar. É claro que toda adaptação vai ter suas mudança e que o alívio cômico também é importante, mas Rony merece muito mais do que isso.

E você, o que acha de Rony Weasley nos filmes de Harry Potter? Alguma expectativa para a série? Deixa aqui nos comentários, compartilha sua opinião com outros fãs. Comenta também se lembrou de mais alguma mudança importante dos livros para os filmes, a gente quer saber.

Ilustração: RON WEASLEY por moa264 no DeviantArt.




Complete sua coleção

Compartilhe



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 comentários a “5 vezes em que Rony Weasley foi transformado em idiota nos filmes de Harry Potter”

  1. Avatar de Luiz Lima dos Santos

    Na verdade, à exceção de Snape (que conversou com a autora sobre o destino de seu personagem), todos os personagens foram subrepresentados em relação aos livros, até o protagonista.

  2. Avatar de Bruna

    Também acho muito estranho como a aproximação dele com o Harry foi submestida em vários momentos dos filmes. No final de Enigma do Príncipe, na Torre de Astronomia, ele fica em segundo plano, sendo que no livro ele foi o primeiro a dizer: “Estaremos lá, Harry”, e em muitos outros contextos de apoio ao amigo. O abraço após a destruição da Horcrux em Relíquias da Morte – Parte 1 também não aconteceu, e foi um dos momentos mais emocionantes de todos livros. Ele é sempre representado como alívio cômico, mas também como uma carga nos filmes, mentalmente limitado e com pouquíssimos momentos de demonstração de emoções. E o Rupert é um ator ótimo, ouso dizer que sempre foi o melhor entre os três. Uma pena que o roteiro o deixou tanto de escanteio para valorizar tanto a inteligência de Hermione (que é sim algo muito importante). Nos livros o trio é retratado com equilíbrio, nos filmes realmente isso deixou muito a desejar.




Available for Amazon Prime