Severo Snape explicado: entenda as motivações e controvérsias do personagem de Harry Potter

Confira os detalhes sobre a biografia Severo Snape e entenda as respostas para as principais dúvidas dos fãs de Harry Potter.

Severo Snape, descubra a verdade sobre a vida do personagem de Harry Potter

O professor de poções Severo Snape está entre os personagens mais polêmicos e controversos de Harry Potter. Odiado por uma infinidade de fãs, mas amado por outros tantos, ele é um personagem complexo, com um arco cheio de revira-voltas. Hoje você vai esclarecer todas as principais dúvidas sobre a vida de Severo Snape, suas motivações e porque ele comete suas atitudes em toda a série Harry Potter.

Todas as informações foram cuidadosamente checadas e contém spoilers, por isso fique atento caso queira evitar informações indesejadas.

As respostas para todas as perguntas sobre Severo Snape

Como Snape se torna amigo de Lílian Potter?

Severo Snape morava próximo à família de Lílian na infância, antes mesmo dos dois estudarem em Hogwarts. Ele conhece Lílian pela vizinhança e percebe que ela é capaz de fazer magia. Sendo de família mágica, ele já tinha conhecimento sobre o mundo bruxo e conta a ela que também tem poderes mágicos.

Assim, Snape e Lílian se tornam melhores amigos, mesmo ele ingressando para a Sonserina e ela na Grifinória e a amizade dos dois dura até seu quinto ano em Hogwarts. Na verdade, o que descobrimos mais para frente é que o que ele sentia por Lílian ia além de amizade.

A amizade dos dois terminaria quando Lílian percebe que Snape se bandeou com companheiros adeptos às artes das trevas e defensores da supremacia dos bruxos puro-sangue, enquanto ela era uma nascida trouxa.

Por que Os Marotos odeiam Snape?

Há toda uma mística quando falamos sobre Os Marotos, o grupo adolescente formado por Tiago Potter, Sirius Black, Remo Lupin e Pedro Pettigrew. Mas na verdade, precisamos deixar claro que os quatro pregavam peças e praticavam bullying, e Snape era sua principal vítima.

As motivações para o relacionamento conturbado entre ele e os marotos são suas diferenças claras de personalidade, mas também a sua proximidade com Lílian, por quem Tiago era apaixonado.

Por que Snape vira comensal da morte?

Em seus últimos anos em Hogwarts, Severo começa a se voltar à arte das trevas. Ele se especializa em poções e chega até a inventar seus feitiços das trevas, além de se bandear com alunos que se tornariam comensais. Mas para entender porque Snape vira Comensal da Morte, é preciso levar em consideração seu contexto. Crescido eu uma família tradicionalmente sonserina, além de ser um jovem solitário e carente por aceitação, é um caminho natural para ele.

Mas a confiança do Lord das Trevas só seria verdadeiramente conquistada quando Severo testemunha uma profecia que previa o fim de Voldemort, pelas mãos de um bebê que ainda viria a nascer. Ele prontamente revela a profecia a seu mestre e se torna um de seus cervos mais fiéis.

Por que Snape não tentou proteger Lílian de ser morta por Voldemort?

Na verdade, Snape tenta sim proteger Lílian de ser morta por Voldemort. Ao descobrir que a profecia se referia ao filho de Lílian, Severo apela a seu mestre para que a preservasse. Então, Voldemort concorda em deixá-la viva desde que ela aceitasse o sacrifício de seu filho, o que não ocorre.

Contudo, essa não foi a única tentativa de Severo. Desesperado por ver Lílian ameaçada, ele procura por Dumbledore, lhe relata dos objetivos de Voldemort e pede ajuda para protegê-la. Dumbledore aceita ajudar Severo, desde que ele passasse a atuar como agente infiltrado da Ordem da Fênix entre os Comensais da Morte.

Quando Snape vira professor de poções em Hogwarts?

Severo Snape assume o cargo de professor de poções em Hogwarts no início dos anos 1980. Dumbledore lhe oferece a posição após Severo demonstrar que era de sua confiança. Isso também era uma estratégia tanto para manter Severo próximo, quanto para torná-lo um soldado ainda mais importante para Voldemort.

Por que ele queria ser professor de defesa contra as artes das trevas em Hogwarts?

O interesse no cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas (DCAT) é, em grande parte, um objetivo profissional do bruxo, que já havia lidado com artes das trevas e tinha profundo conhecimento no tema. De fato, Snape teria competência para assumir o cargo, mas Dumbledore não lhe concedia a posição, ainda que ela estivesse vaga por diversas vezes.

Mais para a frente na história, descobrimos que o jovem Voldemort tentara se candidatar para professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, mas recebeu a negativa. Com isso, ele lança uma maldição sobre o cargo e nenhum professor passaria mais de um ano ocupando a posição. Ou seja, recusar o posto de DCAT para Snape era também uma forma de mantê-lo no quadro de professores de Hogwarts.

Por que Snape odeia Harry Potter?

Não podemos afirmar que Snape odeia Harry Potter. É verdade que, por diversas vezes, o professor foi rude e agiu de forma a prejudicar o protagonista mas, ao entender suas verdadeiras motivações, descobrimos que muito do que Severo faz é para proteger Harry.

Além disso, parte da birra que Severo parece ter com Harry se dá porque ele se parece, tanto fisicamente quanto em personalidade, com seu pai, Tiago, que fora arquirrival de Snape.

Como Snape machucou a perna em Pedra Filosofal?

As cenas de Harry Potter e a Pedra Filosofal nos fazem crer que Snape permitira a entrada de um trasgo no castelo para desviar a atenção de todos enquanto ele roubava a pedra filosofal. Mas, na verdade, Severo era um dos protetores da pedra e desconfiava das intenções de Quirrell.

Então, ao ver que todos se mobilizaram em função do trasgo, Snape é o único que volta sua atenção para proteger a pedra filosofal e vai até o corredor do terceiro andar para tentar impedir Quirrell. Lá, ele é atacado por fofo e, por isso, aparece com a perna machucada.

Por que Snape é o Príncipe Mestiço?

Príncipe Mestiço é uma alcunha que Snape dá a si próprio para se referir. Ela se baseia no fato de Severo ser mestiço, ou seja, seu pai era trouxa enquanto sua mãe era bruxa. Isso não era proclamado publicamente, principalmente devido ao orgulho dos Snape, uma família tradicionalmente puro-sangue.

Já o termo “Príncipe” vem do nome de seu nome do meio: Severo Prince Snape. Prince em inglês significa príncipe. Infelizmente parece que dessa vez a tradução não foi capaz de transmitir isso à audiência lusófona.

Como ele criou o sectumsempra?

Não há informação oficial sobre quais foram as etapas, técnicas ou conhecimentos utilizados por Snape para criar o feitiço Sectumsempra. O que sabemos é que a maldição, que resulta em perfurações profundas no corpo de quem a recebe, é criada por Severo ainda durante sua adolescência como estudante de Hogwarts.

Por que Snape protege Harry Potter?

Tomado pelo arrependimento e remorso por ter provocado a morte de Lílian, Snape se junta a Dumbledore na missão de proteger Harry Potter. Ainda que ele não deixe sua posição declarada e mascare suas intenções com uma série de maus tratos ao garoto, Snape está sempre de olho em Harry e toma diversos atos ao longo da série para protegê-lo. Essas atitudes vão desde reverter a maldição lançada por Quirrell durante o jogo de Quadribol, em Pedra Filosofal, até Relíquias da Morte, quando Snape ajuda Harry a conseguir a espada de Gryffindor.

Por que Snape mata Dumbledore?

Embora os eventos de Enigma do Príncipe nos levem a pensar o contrário, Snape não queria matar Dumbledore. No entanto, no livro seguinte da série, descobrimos que a morte de Dumbledore havia sido planejada por ele mesmo e acordada entre os dois.

Ambos tinham ciência de que Voldemort solicitara a Draco Malfoy para atentar contra a vida de Voldemort. Adicionalmente, Snape foi forçado pela mãe de Draco a fazer um Voto Perpétuo, um juramento por sua vida de que auxiliaria Draco na tarefa.

Do outro lado, Dumbledore já estava com os dias contados pois estava contaminado por uma maldição que Voldemort colocara no anel dos Gaunt, uma de suas horcruxes. Então, o plano de Dumbledore foi que Snape ajudasse Draco em sua tarefa e, em última instância, matando-o, para manter a confiança que Voldemort depositava em Snape.

O que parece não ser parte do plano é a lealdade da Varinha das Varinhas ir para Draco. Mas acabou sendo conveniente para o desfecho da história pois, mesmo ao tirar a vida de Snape, Voldemort não consegue o controle sobre o instrumento, já que Snape nunca fora o dono da varinha.

Por que Snape tem o mesmo patrono de Lílian Potter?

Antes de mais nada, é preciso entender que somente bruxos de bem são capazes de conjurar patronos. Isso é suficiente para entendermos que Snape, em seu coração, nunca fora um bruxo das trevas. Dito isso, o patrono assume uma forma correspondente à personalidade de quem a conjura, no entanto, quando um bruxo é profundamente apaixonado por alguém, seu patrono pode se alterar para a forma da pessoa amada. Por isso, o patrono de Snape tem a mesma forma do patrono de Lílian Potter.

Como Snape colocou a espada de Gryffindor no lago?

Snape foi incumbido por Dumbledore antes de sua morte a entregar a Harry Potter a espada de Gryffindor. Porém, durante os eventos de Relíquias da Morte, Harry passa quase todo o ano fora da escola. Então, Snape cria uma réplica perfeita da espada e a entrega a Bellatrix para guardar em seu cofre de Gringottes. Já a espada original permanece com ele e, ao localizar Harry, Snape busca um caminho indireto para entregar a espada a Harry.

Como Snape envia um patrono a Harry Potter?

Embora muita gente não saiba, os patronos tem uma segunda função além da proteção a seus respectivos bruxos. Eles também são capazes de transmitir mensagens a longas distâncias e são uma forma útil de comunicação, em especial entre bruxos de bem. Com isso, Snape decide conjurar um patrono para despertar a atenção de Harry e levá-lo à espada de Gryffindor.

Afinal, como Snape morreu?

Snape foi um sonserino digno da coragem de um grifinório. Até seu último instante de vida, ele foi fiel a Dumbledore e se manteve no papel de agente duplo, trabalhando para destruir as forças de Voldemort. No entanto, ao constatar que a Varinha das Varinhas somente responderia a Voldemort após a derrota de seu antigo dono, Voldemort se dirige a Severo e faz com que Nagini, sua cobra, o ataque.

Mas Voldemort não se dá conta de que a varinha jamais pertencera a Severo. Na verdade, a morte não é a única forma de derrotar um bruxo, mas desarmá-lo também é. Na noite em que Snape mata Dumbledore, Draco havia desarmado o diretor e, por isso, se tornado mestre da varinha. Já Harry Potter desarma Draco durante a batalha na casa dos Malfoy e, com isso, a lealdade da varinha passou para Harry.

Ilustração de autoria de kyla79 no DeviantArt: Learn to bottle death… (2005)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 respostas para “Severo Snape explicado: entenda as motivações e controvérsias do personagem de Harry Potter”

  1. Avatar de jonni mosconi

    na verdade se analisar bem no ministério da magia , dolores umbridge tem um patrono em forma de gato e ela não era nada do bem?

    1. Avatar de Bruno Pedrozo

      É um ótimo ponto e muita gente se questiona sobre isso. A melhor explicação que já encontrei diz que ela não agia por pura maldade, mas por estar cega por uma ideologia. Como se ela acreditasse que aquilo que ela fazia era para bem. Vou pesquisar direitinho e em breve publico no site.




Available for Amazon Prime