Por que Voldemort não consegue matar Harry Potter?

Entenda as conexões entre Harry e Voldemort e tire suas dúvidas do que acontece em cada embate entre eles

Voldemort atacando com uma maldição da morte

Muitas perguntas ainda pairam na mente dos fãs mesmo após assistir aos filmes ou ler os livros de Harry Potter. Vamos esclarecer aqui algumas das principais dúvidas sobre a relação entre protagonista e vilão. Ao final desse artigo você entenderá porque Voldemort não consegue matar Harry Potter.

Ao longo da série, Voldemort diversas vezes é descrito como um bruxo super talentoso e poderoso, capaz de grandes feitos e que destrói a todos que se colocam em seu caminho. Harry, por outro lado, é apenas uma criança. Então por que Voldemort não consegue vencer Harry Potter?

Para entender isso, é preciso primeiro responder a outras perguntas e compreender alguns momentos que marcam esta relação de inimizade. Acompanhe a seguir o nosso especial explicando tudo sobre o embate entre Harry Potter e Lord Voldemort.

Por que Voldemort odeia Harry Potter?

Voldemort estava em seu auge pouco antes do nascimento de Harry Potter, em 1980, mas alguns bruxos já lutavam na Ordem da Fênix para combatê-lo. Entre eles, Lilian e Tiago Potter, os pais de Harry. Ainda assim, pouco teria Voldemort a temer aos dois, não fosse por uma profecia feita por Sibila Trelawney a Dumbledore que dizia que um garoto nascido no final de julho teria o poder para derrotá-lo.

Snape, fiel a Voldemort, escuta parte da profecia e a revela a seu Lord. Se antevendo ao destino, Voldemort vai à caça do bebê dos Potter meses após seu nascimento e mata seus pais, mas é derrotado pela criança, munida de um poder que ele não compreende. Podemos dizer, portanto, que Voldemort odeia Harry Potter porque Harry o derrotou ainda bebê, sem nenhum conhecimento em magia.

Por que Harry Potter é o escolhido?

Ao tomar conhecimento da profecia, Voldemort mapeia quais bruxos rivais estavam esperando por crianças com nascimento para o final de julho. Assim ele identifica o casal Potter, mas também o casal Longbottom que esperava por seu filho Neville. Subestimando os Longbottom, é Voldemort quem escolhe por tornar Harry seu rival e fazer com que a profecia se cumpra.

Ele entende que o bebê dos Potter seria seu igual por também ter origem mestiça. Ele “marca Harry como seu igual”, como diz a profecia, e torna Harry o eleito. Mas poderia muito bem ser Neville, não fosse a escolha de Voldemort.

O que diz a profecia sobre Harry Potter e Voldemort?

Segundo a profecia, a pessoa com poder para derrotar Voldemort nasceria ao final do mês de julho, filha de pessoas que o desafiaram por três vezes. O Lord das Trevas marcaria esta pessoa como seu igual. Um dos dois deveria morrer pelas mãos do outro, pois um não poderia viver enquanto o outro sobrevivesse.

Essa profecia foi feita por Sibila Trelawney a Alvo Dumbledore no bar Cabeça de Javali. Trelawney ainda não era professora de Hogwarts, mas Dumbledore a traz à escola para preservá-la, afinal Snape havia escutado parte da profecia também e contou o que ouviu a Voldemort.

Como Harry derrotou Voldemort quando era um bebê?

Na noite em que Voldemort ataca a casa dos Potter, ele primeiro duela com Tiago e o mata. Em seguida, ele vai para cima de Lilian, mas não a ataca. Isso porque Snape fora quem revelou a profecia a Voldemort, mas em troca pediu a seu Lord que mantivesse Lilian viva, pois a amava.

Voldemort, então, dá a Lilian a chance de sobreviver se entregasse seu filho, mas ela se recusa e se coloca entre ele e a criança. O sacrifício de Lilian por amor ao seu filho criou uma proteção no garoto que impediu Voldemort de atacá-lo. Ele perde seu corpo e grande parte de seus poderes naquela noite.

Voldemort vira um fantasma? O que ele se torna?

Nem vivo, nem morto, nem fantasma. Na noite em que ataca Harry Potter, Voldemort perde sua forma física e passa a vagar e a possuir outras criaturas, se alimentando do leite da cobra Nagini e de sangue de unicórnio. No entanto, todos que ele possui não resistem e acabam morrendo quando ele deixa o corpo.

Qual é a conexão entre Harry Potter e Lord Voldemort?

Harry Potter e Voldemort são parentes distantes, algo como primos enésimo grau, descendentes dos irmãos Peverell, de Os Contos de Beedle, o bardo. Mas mais do que isso, o que o fator que os une se deu durante o ataque aos Potter. Sem querer, Voldemort acaba transformando Harry em uma horcrux: um fragmento de sua alma que habita o garoto.

Ao tentar matar Harry, Voldemort lhe confere parte de seus poderes e estabelece um elo com o garoto. (Ilustração: :Equal:, por R-Herzfield no DeviantArt)

Por isso, Harry consegue ver pensamentos de Voldemort, falar com cobras e suas varinhas se ligam quando ambos se atacam. Do outro lado, Voldemort tem maior facilidade em entrar na mente de Harry e, por conta da proteção de Lilian no sangue de Harry, Voldemort não consegue sequer tocar no garoto.

Por que Voldemort não ataca Harry na casa dos Dursley?

Quando leva Harry aos seus tios, Dumbledore estende a proteção feita por Lílian à casa dos Dursley. É essencial que Harry viva com os Dursley pois sua tia Petúnia também tinha o sangue de sua mãe, o que fortaleceria a proteção de Lilian. Ele também conjura outras proteções (não tão bem descritas nos livros) que resistiriam até que Harry se tornasse maior de idade. Ao completar 17, a maioridade bruxa, Harry precisa ser retirado da casa dos Dursley, durante o evento que veio a se tornar a batalha dos sete Potter.

Como Voldemort recuperou seus poderes e seu corpo?

Durante os eventos de Cálice de Fogo, Voldemort habita um corpo de forma hominídia. Ele arma uma emboscada para levar Harry ao cemitério e participar de um ritual para recuperar seus poderes e seu corpo. Isso consiste em uma poção que utiliza osso de seu pai extraído sem consentimento, carne de seu servo (Rabicho) dada de bom grado e sangue do inimigo arrancada a força.

Por utilizar o sangue de Harry em seu próprio, Voldemort carrega consigo a proteção de Lilian e assim recupera não só os seus poderes mas também a capacidade de tocar em Potter.

Como Harry Potter derrota Lord Voldemort?

Investigando o passado de Voldemort, Dumbledore descobre que ele dividiu sua alma em seis horcruxes em busca de se perpetuar na terra e ser invencível. Harry então parte em uma jornada para encontrar e destruir os amuletos deixados por Voldemort. Após todos destruídos, Voldemort então tornaria-se vulnerável como qualquer um e poderia ser derrotado.

Quais são as horcruxes criadas por Voldemort?

Lord Voldemort cria seis horcruxes, que são fragmentos de sua alma que habitam objetos, capazes de manter o bruxo na Terra e trazê-lo de volta à vida. Seu objetivo é dividir sua alma em sete partes, sendo a sua própria restante a sétima.

Então, ele seleciona objetos de apresso pessoal ou importantes ao mundo da magia. E, claro, coloca em cada objeto maldições poderosas para manter a integridade de suas horcruxes. Sem querer, Voldemort acaba por criar um oitavo fragmento, o que habita em Harry.

As horcruxes de Voldemort são:

  • O diário de Riddle
  • O anel de Gaunt
  • O medalhão de Salazar Sonserina
  • A taça de Helga Lufa-lufa
  • O diadema de Rowena Corvinal
  • A cobra Nagini
  • Harry Potter

Por que Voldemort não consegue matar Harry Potter na batalha de Hogwarts?

Ok, depois de tudo isso, você ainda deve estar se perguntando, mas se Harry não tem mais a proteção e Voldemort o lança um Avada Kedavra (a maldição da morte), então por que Voldemort não consegue matar Harry na floresta proibida?

Voltemos à profecia. No trecho final, a profecia diz que nem Harry nem Voldemort poderiam viver enquanto o outro sobreviver. Um deveria morrer pelas mãos do outro.

Ao se entregar na Floresta Proibida, Harry cumpre a profecia. Ele se permite ser morto por Voldemort, mas sua maldição é capaz de matar apenas a horcrux. Voldemort mata a si próprio na tentativa de derrotar Harry, dando o álibi para que vivesse.

Harry Potter morreu? Para onde Harry vai quando recebe a maldição de Voldemort?

Ao que podemos entender pelos livros, Harry chega a deixar a nos deixar mas não está definitivamente morto. Ao receber a maldição de Voldemort, ele entra em uma espécie de portal entre a vida e a morte no qual pode escolher entre seguir para a morte ou retornar à vida. Esse portal tem a forma da estação de Kings Cross, um local importante para Harry pois é lá que fica a passagem para a plataforma 9 e 3/4 que leva ao Expresso de Hogwarts.

Lá ele consegue se encontrar com Dumbledore e ver agonizar a porção de alma de Voldemort que habitava dentro de si. Isso tudo se passa na mente de Potter, o que, como diz Dumbledore, não significa que não seja real.

Como Harry vence o duelo final com Voldemort?

Se você viu apenas o filme, talvez não tenha ficado claro, mas a maldição da morte lançada por Voldemort utilizando a varinha das varinhas, que, na verdade, pertencia a Harry, não atenta contra seu dono. Ela não é forte o bastante e ricocheteia com o expelliarmus de Harry, retornando ao seu emissor.

Voldemort então recebe a própria maldição e morre. No livro, é descrito que ele cai desfalecido no chão, como uma pessoa comum. Um fim apropriado para um bruxo que se dizia superior aos demais.

Ficou alguma dúvida? Deixa nos comentários que a gente tenta esclarecer.

Ilustrando esse artigo: Voldemort, por Fakelore e :Equal:, por R-Herzfield, no DeviantArt




Complete sua coleção

Compartilhe



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 comentários a “Por que Voldemort não consegue matar Harry Potter?”

  1. Avatar de Graham Potter

    Eu tenho uma dúvida: o que acontece se a memória do diário tivesse cumprido seu objetivo? Teríamos 2 Voldemort? A alma em semi-vida possuiria aquele corpo? Como ficaria sabendo?

    1. Avatar de Bruno Pedrozo

      EXCELENTE pergunta. A princípio, provavelmente, sim. O Riddle do diário seria um segundo Voldemort, apenas com as lembranças que tinha até aquela idade. Mas prometo pesquisar mais e publicar um texto sobre isso.




Available for Amazon Prime