Harry Potter: sete furos e decisões imbecis que mudariam a história completamente

Esses furos em Harry Potter poderiam salvar a vida de personagens e mudar o curso da história.

Furos em Harry Potter levaram à morte de personagens queridos.

Harry Potter não seria chamado se fenômeno se não fosse por seu roteiro coerente e universo bem amarrado. Mas hoje a gente está aqui é para questionar! Afinal, há alguns trechos da história que ficam mal explicados e que, se não fosse uma forçadinha de barra, mudariam completamente o curso da série. Por isso, hoje você confere os furos de roteiro e as decisões imbecis que mudariam totalmente a história de Harry Potter se refletissem melhor a respeito.

Ah, nossa lista de furos em Harry Potter foi baseada nos filmes. Mas nem por isso é tudo que salva. Os livros explicam um pouco melhor um caso ou outro, mas no geral essa lista vale também eles também.

Os 7 furos e decisões imbecis que mudariam totalmente a história de Harry Potter

#7 Os Sete Potter

Harry Potter e as Relíquias da Morte já começa de forma eletrizante, com a Ordem da Fênix indo à Rua dos Alfeneiros transferir Harry para a Toca dos Weasley. Nos é explicado que a rede de Flu estava sendo vigiada pelo ministério. Por isso, eles optam por caminhos mais tradicionais, como vassouras e testrálios, além de um plano complexo, que envolve seis membros da Ordem tomarem a poção polissuco para se passar por Potter.

No entanto, essas não são as únicas opções de transporte no mundo mágico. Eles poderiam se valer de uma chave de portal, pegar carona com um elfo doméstico amigo ou, quem sabe, aparatar?! Todas as opções evitariam o confronto com os Comensais da Morte e seriam muito mais rápidas.

Além disso, ainda que a opção seja pelo transporte tradicional, por que não fazer com que Harry também tome poção polissuco e se passe por outra pessoa? Ou ainda, por que não fazer com que todos tomem a poção e não haja nenhum Harry Potter à vista?

#6 O esconderijo no Largo Grimmauld e a sede da Ordem da Fênix

A mansão dos Black, no Largo Grimmauld, 12, é um péssimo esconderijo por si só. É difícil desde o início acreditar que o Ministério da Magia não procuraria por Sirius Black, o maior foragido do mundo bruxo, por lá. Isso porque os Black são uma família tradicional e, com certeza, o Ministério teria registros de seu endereço ou teriam pessoas conhecidas que saibam da localização da mansão.

Mas ainda que o Ministério tenha apenas deixado passar (ou se valido de alguma lei que proíba invasão domiciliar?!), não é só isso. Como eles permitem que a casa abrigue a sede da Ordem da Fênix tendo como parentes Bellatrix, Comensal da Morte, e Narcisa Malfoy, que certamente sabiam onde se localiza a casa de seu primo Sirius?

Como se não bastasse, Harry, Rony e Hermione ainda usam a casa como esconderijo, mesmo após Snape matar Dumbledore. Snape era membro da Ordem da Fênix e, portanto, também sabia de qualquer segredo sobre a localização da casa.

#5 Exposição do mundo bruxo

O Estatuto Internacional de Sigilo em Magia é a lei bruxa mais importante e rigorosa. Preservar os trouxas do conhecimento sobre o mundo bruxo é uma preocupação pelo menos desde 1692. quando a lei foi instituída. Por isso, o Ministério da Magia adota um controle rigoroso sobre as magias praticadas por menores de idade longe da escola. Ou deveria, mas sabemos que não é bem assim.

Harry Potter seria uma presa muito mais fácil para Voldemort caso o Ministério realmente cumprisse com seus princípios, afinal o garoto enfeitiça sua tia Guida para virar um balão e pratica Lumus Maxima livremente na casa dos Dursley. E não é só ele… Hermione também confessou praticar algumas magias simples antes de seu primeiro ano letivo em Hogwarts.

Também sabemos que a forma do Ministério monitorar essa prática de magia não é totalmente precisa. Afinal, eles cruzam a localização do bruxo menor de idade com a localidade em que foi praticada magia e inferem quem a praticou.

Por isso, estranha também vermos Tonks utilizar Lumus ao resgatar Harry da casa dos Dursley no quinto ano. Ainda fica mais um possível furo no ar: se a magia dos elfos é indetectável pelo Ministério, já que Dobby também pratica feitiços em sua primeira visita a Harry Potter.

#4 O voto perpétuo

Ainda quero fazer por aqui uma lista dedicada aos artefatos mágicos que “quebram” a história de Harry Potter. Aqueles que fazem com que todo o restante perca sentido e mudam profundamente a história. Mas dessa vez, o destaque é para um ritual: o voto perpétuo.

Vemos Narcisa Malfoy fazer um voto perpétuo com Snape em Relíquias da Morte. Esse tipo de juramento força com que você cumpra sua promessa ou então pague com sua vida. Hum… Me parece algo que Voldemort faria com seus súditos, certo? Então por que ele não força seus Comensais da Morte a jurarem total lealdade? Evitaria facilmente traições como as de Régulo Black e de Snape.

#3 Snape e as aulas de oclumência

Já que citamos Severo Snape, vamos começar dizendo que Dumbledore confia em Snape. Ponto. Isso é o suficiente para justificar porque o diretor o pediu para ensinar oclumência, a técnica para impedir leitura da mente, a Harry. No entanto, o furo aqui está justamente na escolha por Snape para a tarefa.

Afinal, sabe quem também confia em Snape? Isso mesmo, Voldemort. E eles colocariam tudo a perder se Voldemort, em suas tentativas de adentrar na mente de Harry, visse seu súdito trabalhando arduamente para impedir sua missão.

Por que não delegar essa tarefa a outro professor ou pessoa de confiança? Provavelmente Minerva ou qualquer membro da Ordem da Fênix tem tanta capacidade para bloquear sua mente quanto Snape, e seria muito menos arriscado.

#2 A falta de comunicação entre os membros da Ordem da Fênix

Ainda em Ordem da Fênix, Voldemort injeta em Harry uma falsa visão de que Sirius estava refém dos Comensais da Morte no Ministério da Magia. O impulso do protagonista é por ir pessoalmente salvá-lo, conforme o plano de Voldemort. Mas esse era o plano mais passível a falhas de todos.

Afinal, Harry já tinha conhecimento de que Voldemort poderia explorar essa ligação entre os dois e poderia refletir um pouco mais antes de agir. Mais do que isso, uma entidade como a Ordem da Fênix deveria ter meios de comunicação melhor estabelecidos. Seus inimigos Comensais da Morte os tem e até a Armada de Dumbledore tem sua forma própria de comunicação.

Também não descartamos métodos mais tradicionais. Por exemplo, as corujas, que parecem ser rápidas o bastante para entregar berradores do Ministério quando necessário. Ou então, o próprio rádio, usado durante as fases mais tensas da batalha contra Voldemort.

#1 Permitir Harry Potter no Torneio Tribruxo (e ainda favorecer ele)

Se houve um momento em toda a série Harry Potter em que Voldemort foi bem sucedido, foi em seu plano de reconstituir seu corpo durante os eventos de Cálice de Fogo. Mas tudo isso teria fracassado se um pouco de bom senso e jogo de cintura fossem utilizados.

Ok, ok, “o Cálice de Fogo é um ato contratual mágico”, mas quais são as consequências práticas de retirar Harry do torneio?! Por que não desrespeitar mais uma regra, se já foram quebradas as regras de um participante por escola e da inscrição por menores de 17 anos?

Se nada disso for válido e a vida de Harry estiver em risco, o que muita gente supõe, havia outros meandros para evitar sua exposição. Que tal uma versão do torneio de “menção honrosa”, com desafios mais proporcionais a um adolescente de 14 anos, sem disputa direta com os demais? Quem sabe alegar qualquer motivo para retirá-lo logo após a primeira prova? E a opinião pública, não fez pressão em Hogwarts ou no Ministério para exigir o cancelamento do torneio ou a retirada de Harry? Talvez então uma regra que o penalizasse para evitar chegar tão bem à final?

Pois é. Mas o que vemos é exatamente o oposto. Harry Potter ganhando mais pontos do que deveria por tentar resgatar duas pessoas do lago e, com isso, largando na frente na final do torneio. Indo de braços abertos diretamente a Voldemort, assim como o vilão queria.

Lembra de outros furos em Harry Potter?

Deixe nos comentários se você lembra de outros furos na série… Também vale discordar, sempre com muito respeito, e rebater as nossas alegações. Ah, aproveita e compartilha essa lista com aquele seu amigo que também é Potterhead.

A ilustração desse artigo, acredite, foi feita no MS Paint pelo artista CaptainRedblood. Confira Mad Eye vs Voldemort in MS Paint (2014) no DeviantArt.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

43 respostas para “Harry Potter: sete furos e decisões imbecis que mudariam a história completamente”

  1. Avatar de Mila

    Matéria furada! O esconderijo da ordem, estava protegido pelo feitiço fidelius, isso é bem explicado. A regra de um aluno por escola no torneio também foi explicada, o comensal da morte usou magia das trevas pra criar uma quarta escola e só o nome de Harry estava nela, a regra de maioridade foi estabelecida por consenso entre os diretores, não era uma regra do Cálice.Caso Valdermot visse Snape treinando Harry, o mesmo só tinha que falar que estava fazendo o que Alvo mandou para manter o disfarce, como as aulas eram um fiasco, nem precisava de muita força. O voto perpétuo não pode ser forçado, e é afeta as duas pessoas, como Valdermot era egoísta, nunca iria se ligar aos seguidores desta forma

    1. Avatar de Bruno Pedrozo

      Oi Mila. Obrigado pelo comentário! Alguns dos itens da lista, como disse no texto, ficam mais claros a quem lê os livros, mas são mal explicados nos filmes… Já outros ficam mesmo em aberto. Será mesmo que não poderiam ter criado outras regras mesmo após a decisão do Cálice? Isso não é bem explicado. Sobre o voto perpétuo, ele é diferente de um pacto de sangue, então não afeta as duas pessoas. Somente quem fez uma promessa não pode quebrá-la. Sobre Snape, concordo contigo, acho que dava sim pra contornar com jeitinho, mas nem seria necessário correr esse risco.

    2. Avatar de Caio Torben Silva

      O cálice de fogo é um objeto mágico poderoso e quando ele escolhe os participantes os mesmos são ligados ao evento por um ato contratual magico, mas como não sabemos o efeito e so podemos ter uma estimativa vou deixar bem claro que quem tinha o controle final sobre a decisão de participar ou não era o Barto Crouch Sr o qual estava sendo controlado pela magia Império então foi totalmente arbitrário. O cálice é desativado quando o último participante é selecionado. “After the champions were selected, it would extinguish itself and would not reignite until the next tournament” Cap 17 como dito por Crouch Jr.

      O teu #5 furo é somente para o filme no caso pois a Hermione não conserta o óculos do harry no trem. Essa cena foi criada usando a magia que o Arthur Weasley encontrá o harry no beco diagonal depois do harry ter parado na travessa do tranco. A Tia foi transformada em um balão por magia involuntária e teria recebido uma advertência mas o ministro da magia resolveu passar panos quentes devido a querer ficar de um lado bom do harry na época e do problema Sirius black. E o lumos máxima foi outra invenção do filme.

      Já o #7 furo é explicado perfeitamente nos livros.
      O harry ainda tinha rastreador nele quando foi feito a missão dos 7. Então ele em si não poderia usar magia pois o ministério da magia já estava tomado pelo Voldemort.
      O plano era voar até as casas onde tinham recebido proteção contra feitiços, rastreamento e aparatação e depois usar uma chave de portal até a Toca.
      Como o ministro da magia estava tomado eles estavam monitorando qualquer processos de aparatação e da rede de flur e vale lembrar que a criação de chaves de portal era restrita pelo Ministério da Magia , o uso desse feitiço também era, por extensão, restrito. Ou seja legalmente eles teriam que criar e informar o destino e a forma que é a chave. E o uso de elfos doméstico eles não poderiam pedir os de hogwarts pois ficam sobre as ordens do diretor. E vale lembrar que os bruxos no universo de harry Potter não consideram muito os poderes de outras criaturas mágicas.

    3. Avatar de GABRIELA PALOMBO

      Valdemort não usou o feitiço do voto perpétuo com seus comensais, obviamente, porque ele não tinha a lealdade em recíproca. Fazendo o voto, estaria impedido de matar ou causar sofrimento àquele com quem fez o voto. Isso fica bem explicado na situação envolvendo Dumbledore e Grendewald. Isso não é um “furo”, só especulação de quem não conhece a trama inteiramente.

    4. Avatar de Bruno Pedrozo

      Oi Gabriela! O voto perpétuo não é a mesma coisa que o pacto de sangue feito entre Dumbledore e Grindewald. É um outro tipo de trato, em que apenas uma das pessoas se compromete a algo com a outra. Em tese, não haveria nenhum problema em Voldemort causar algum sofrimento a quem lhe fez o voto.

    5. Avatar de MAURICIO SILVA DO NASCIMENTO

      Tem na verdade, não é ataque mútuo, o pacto de sangue, é um pacto de não agressão mútua, já o voto perpétuo, é um juramento que você faz a alguém, impondo condições, no caso entre Snape e Narcissa, Snape tinha que ajudar o Draco, a qualquer custo, a Narcissa não poderia interferir, porém se algo acontece ambos sentem a dor de uma corda apertando, foi assim que o Snape consegue encontrar o Draco, após ser atacado pelo Harry, o livro diz que o Snape estava cheio de cicatrizes, como se estivessem recém abertas.

      Voldemort é egoísta ao ponto de não ser leal aos próprios seguidores.

      O Voto Perpétuo foi uma sacada da Bellatrix, para testar a lealdade do Snape, para com o Voldemort, no caso, se ele fizesse o voto, não precisamos desconfiar dele.

      Sobre a Magia dos Elfos Domésticos, em nenhum momento do livro, diz que ela é indetectável, ela não é rastreável pelo ministério, pois para o ministério, os elfos são criaturas inferiores, o feitiço do Dobby no segundo livro é detectado, por conta do rastreador no Harry.

      A questão de não aparatar ou usar chave de portal, é simples, tudo isso é registrado pelo ministério da magia

    6. Avatar de Eder

      Concordo com todas as suas respostas, menos com a do cálice aceitar menores , pq se isso fosse verdade, pq o cálice nao aceitou os papeis de Jorge e Fred, q nao época eram menores?

    7. Avatar de Be

      No caso quem recusou os gêmeos de colocar o nome no cálice não foi o próprio cálice e sim as proteções que Dumbledore colocou em volta do artefato para evitar que os alunos menores de idade se inscrevessem. O próprio cálice não se importou com a idade do Harry, visto que ele era menor de idade e ele só foi inscrito com sucesso pois foi Olho-Tonto Moody (ou Bartô Crounch Jr) que sendo maior de idade atravessou as proteções do Dumbledore e depositou o nome no Cálice.

    8. Avatar de Cirras

      Os filmes são inteiramente mal explicados. Se buscar furos de roteiro nos filmes, vai ter uns 500…

    9. Avatar de Eder

      Concordo com todas as suas respostas, menos com a do cálice aceitar menores , pq se isso fosse verdade, pq o cálice nao aceitou os papeis de Jorge e Fred, q nao época eram menores?

    10. Avatar de CRISTIANO

      Pelo feitiço aplicado em torno do Cálice que impedia menores de idade de colocarem seus nomes. Mas um adulto conseguiria passar por essa barreira e colocar o nome de um menor de idade.

    11. Avatar de Willy

      Por causa da linha etária q Dumbledore criou e q impedia q menores a ultrapassassem.

    12. Avatar de Thiago Pereira

      Na vdd vc errou em tudo! kkkk até pq não foi furo e sim possibilidades! claro que tudo poderia correr diferente, mais ai que graça teria? o filme em si é cheio de roteiros bem elaborados, que faz vc se impressionar cm o final, nao é algo como os filmes atuais que são clichê,. acredito que vc errou em dizer que são furos de roteiros, quando na vdd seriam “possibilidades”.. fora que mesmo vc analisando essas “possibilidades” vc errou em praticamente todas kkkkk os comentários abaixo ja explicam

  2. Avatar de Luiz Lima dos Santos

    Sobre o furo de número 6: Narcisa Malfoy nunca foi Comensal da Morte e Severo Snape seria capaz de morrer antes de trair Dumbledore.

    1. Avatar de Bruno Pedrozo

      Obrigado pelo alerta! Alterei a informação sobre Narcisa. Já sobre Snape, sim, ele jamais trairia Dumbledore, mas naquele momento o trio não sabia disso. Por isso, entendemos que foi imprudente continuar utilizando a casa como base.

  3. Avatar de Lucas

    Você errou em um ponto, o esconderijo da ordem é protegido por um feitiço segredo, justamente para proteger Sirius, portanto mesmo que o ministério procure por lá não o encontraria.

    1. Avatar de Bruno Pedrozo

      Oi Lucas. Sim, você tem um ponto! Mas vale dizer que, além de não ser tão bem explicado nos filmes, o Feitiço Fidelius também deixa furos na história. É dito que somente o fiel do segredo pode revelar sua localização. Por isso, das duas uma: ou Hermione, que não era fiel, não seria capaz de revelar a localização a Yaxley ou essa regra não se aplica e qualquer um consegue revelar a localização. Então Monstro, que já vinha traindo a Ordem, conseguiria revelar o esconderijo, assim como fez com Dobby ao levá-lo à mansão.

    2. Avatar de SARA HELENA

      Seria legal colocar que isso é focado nos filmes ou livros também, já que há muitas situações que so existem nos livros e outras que só existem nos filmes

    3. Avatar de Daniel

      Vale ressaltar que após a morte de Dumbledore, todos que sabiam a localização da sede da ordem viraram fiéis do segredo ,isso é explicado no livro, por isso a Hermione consegue levar o comensal com ela, o mesmo vale pro monstro e o dobby, monstro sempre soube a localização

    4. Avatar de Hadrian Peverell

      Não existe isso de após a morte de Dumbledore, todos se tornam fiéis do segredo. Quando o fiel do segredo morre, o feitiço se quebra e ponto, simples assim, o cabra velha morreu, o feitiço caiu, vale lembrar que o feitiço “apaga” a localização da memória, então com ele ativo, Ministério não saberia onde procurar, pois não sabiam o endereço.

    5. Avatar de Cirras

      Na vdd existe sim. No sétimo livro explica isso… Não lembro se é o Arthur, o Moody ou o Lupin que explica isso, mas, justamente por isso que o Moody instala feitiços adicionais de proteção para bloquear que o Snape revele detalhes do lugar para outros Comensais da Morte

    6. Avatar de João Neto

      Um ponto, a partir do momento q o Fiel do Segredo morre, a quem ele confidenciou a informação, no caso a localização do Largo Grimmauld, se tornam fiéis do segredo tb, então sim, Hermione era Fiel do Segredo. E ela levando Yaxley a casa, estaria revelando o Segredo.

    7. Avatar de Alexandre Basilio Rodrigues

      Hermione era fiel do segredo porque, NO LIVRO, quando Harry vai à Casa de Sirius, ela já estava lá… o Yaxley, NO LIVRO, segurou a roupa dela, talvez a manga da camisa, quando ela aparatou e, por isso, ele “grudado” a ela, chegou ao destino junto com ela: a nova sede da Ordem da Fênix.

    8. Avatar de Allanis

      Após a morte de Dumbledore, todas as pessoas a quem ele tinha confidenciado a localização do esconderijo da ordem se torna um fiel do segredo e acaba que a Hermione deixa Yaxley entrar na casa para poder escapar.

    9. Avatar de Tayane

      A partir do momento em que o fiel do segredo morre, todos os que o próprio fiel do segredo revelou a localização se tornam, automaticamente, fieis do segredo. Ou seja, a partir da morte do Dumbledore, os membros que ele revelou o segredo, ou seja, disse diretamente a localização, se tornam fieis do segredo. Monstro nao sabia do segredo, mas era um morador, porem a unica pessoa que poderia revelar era Dumbledore, na época em que ele traiu a ordem. Apos a morte, Hermione se tornou uma fiel do segredo, revelando involuntariamente para Yaxley a localização. E sobre o Snape, ele era espião duplo, tanto que tinham sim comensais de prontidão do largo, alem de feitiços contra o Snape, porem ele nao falou a localização exata, pois sabia que em algum momento Harry usaria a casa. E o Monstro nunca foi um fiel do segredo, por isso nao revelou pra ninguem a localização.

    10. Avatar de Neilton Fernandes

      Na verdade quando o fiel do segredo morre, todos aqueles que ele revelou a localização da casa passam a ser também fiel do segredo, então nesse caso o Yaxley pôde entrar na casa, pois a Hermione revelou a casa a ele, quando aparataram do ministério para lá, antes de irem para a floresta que foi realizada a copa mundial de quadribol.

  4. Avatar de Vanny

    Uma coisa que sempre ficou confusa para mim é sobre o ingresso de alunos “trouxas” na escola, sendo que o mundo bruxo era algo escondido. Se eu fosse mãe de uma menina como a Hermione, acha que eu iria deixar ela ir para um lugar “totalmente estranho e cheio de gente esquisita” que nunca ouvi falar? E, como aparece em uma cena do 2⁰ filme, os pais da Hermione bem alegres ajudando a comprar os materiais dela, totalmente inexplicável como estariam tão tranquilos assim.

  5. Avatar de MAURICIO SILVA DO NASCIMENTO

    Vou por ordem:
    Na questão sobre os elfos domésticos não poder serem usados, tudo estava sendo monitorado, até mesmo elfos domésticos, pois sabiam que o Monstro era do Harry, tanto que por conta disso, Dumbledore o convidou pra trabalhar em Hogwarts.

    Sobre a questão de magia fora da escola, o ministério não se importa se o feitiço que foi feito, foi dentro ou fora de casa, ele só não pode ser feito na presença de trouxas, porém no caso do Harry, fazendo magia na residência dele, ele não sofre pressão, no caso da Tonks é a mesma situação, o rastreador não rastreia quem fez o feitiço, mas rastreia qual feitiço foi usado, então o ministério veria que foi usado feitiços domésticos, se assim podemos dizer, acender a luz, abrir portas, bom, feitiços que não fariam mal a ninguém, tanto que no caso da Guida, como ela virou um balão e foi vista por trouxas, foi passível de punição.

    Sobre a questão do Voto Perpétuo ou Voto Inquebrável, o feitiço impede o Snape de falar sobre o voto, e a promessa era sobre ajudar o Draco e quando a promessa não está sendo cumprida, como um aviso, as cicatrizes da promessa começam a queimar, e ambas sentem, ou seja, a Narcissa saberia que a promessa não está sendo cumprida.
    Já na questão do Voldemort, ele não precisava do Voto perpétuo, sobre a questão de lealdade, poucos são comensais da morte, começamos por esse detalhe, ou seja, nem todos os seguidores de Voldemort, eram comensais, e assim ele fez isso com os comensais da morte tá, por que a marca negra, age exatamente da mesma forma, quem era marcado, estava ligado a Voldemort. Já na questão dos seguidores, ele não precisava da lealdade deles, por que sabia que muitos traíram ele, então pra que fazer um voto perpétuo. Voldemort era um excelente legilimente, então ele já sabia de toda a informação que precisava, só de ler a mente dos outros.

    E por falar em legilimência, isso tem haver com as aulas do Snape, o Snape foi utilizado nas aulas por ser um excelente oclumente, ele era o homem de confiança do Dumbledore, e a função dele era ensinar o Harry a oclumência, Dumbledore sabia que Voldemort não confiava em Snape, por que Snape culpa Voldemort e a si mesmo pela morte de Lilian, tanto as aulas de oclumência foi o estopim, e pra testar a lealdade do Snape, através do voto perpétuo, em outras palavras, o Voto Perpétuo foi a consequência do Snape ter dado aulas ao Harry.

    Sobre a falta de comunicação, Harry só contava para Hermione e para o Rony, sobre o que ele via pela mente do Voldemort, na questão da visão sobre o Sirius, no livro antes de tentar invadir o ministério, Harry avisa pra Dumbledore sobre isso, Dumbledore somente responde que Sirius está no largo grimmauld, Harry tenta contactar o Sirius, pela lareira da Umbridge, já que as outras estavam gradeadas, só que quando o Harry consegue falar com o Largo Grimmauld, pergunta ao Monstro sobre o Sirius se ele está, só que
    ele mente, dizendo pro Harry, que o Sirius, não estava em casa, e por isso Harry acaba confiando na visão dele, e vai para o Ministério, só depois de um tempo o Sirius descobre o que o Monstro fez, culminando depois na ida até o ministério, aliás no filme, tem uma cena deletada do Harry falando com o Monstro, lá na lareira da Umbridge, antes de tentar usar a rede Flu.

    1. Avatar de Mateus Boos

      Perfeito é isso aí mesmo , sempre tem gente que vê as coisas só por um lado

    2. Avatar de Gabriel Ferreira

      Brilhante, deu uma aula




Available for Amazon Prime