Harry Potter: 3 acusações de cópia e disputas envolvendo direitos autorais

Desde a sua primeira publicação, no final dos anos 90, Harry Potter vendeu milhões de cópias e despertou a imaginação de milhões de leitores e espectadores pelo mundo. Mas despertou também a ira de algumas pessoas que acusaram a saga Harry Potter de infringir direitos autorais e até mesmo da cópia de nomes e termos.…

Harry Potter é cópia? Descubra histórias que foram parar nos tribunais.

Desde a sua primeira publicação, no final dos anos 90, Harry Potter vendeu milhões de cópias e despertou a imaginação de milhões de leitores e espectadores pelo mundo. Mas despertou também a ira de algumas pessoas que acusaram a saga Harry Potter de infringir direitos autorais e até mesmo da cópia de nomes e termos.

Mas será que alguma delas procede? Trouxemos aqui três casos que foram parar nos tribunais envolvendo alegações de cópias e infrações de direitos e a saga Harry Potter. Confira a seguir!

3 vezes em que acusaram Harry Potter de plágio e infringir direitos autorais

#1 Larry Potter e os trouxas

A primeira acusação de cópia de Harry Potter na nossa lista partiu da autora americana Nancy Kathleen Stouffer. Ela alegava violação sobre duas de suas obras: Larry Potter and His Best Friend Lilly (1984) e The Legend of Rah and the Muggles (também de 1984).

Enquanto Larry Potter seria seu personagem principal de uma série de livros de atividades infantis, o Muggles no título da segunda obra é o mesmo termo em inglês para “trouxas” — o que, na história de Nancy, representava uma raça de mutantes.

Para se prevenir, a Scholastic (editora americana da série) e a Warner Bros buscaram nos tribunais uma sentença declaratória de que não haviam infringido nenhum direito. O caso terminou a favor da autora de Harry Potter, que provou que não cometeu nenhum plágio e que Nancy é quem cometeu fraudes. Nancy ainda foi multada após provarem que ela havia editado páginas de seus livros para incluir o termo “Muggle” e por falso testemunho. Nsss…

#2 O torneio tribruxo

A segunda acusação de cópia foi direcionada a Harry Potter e o Cálice de Fogo, mas mais precisamente ao Torneio Tribruxo. Em 2009, o espólio do autor infantil Adrian Jacobs, falecido em 1997, acusou J. K. Rowling de plagiar Adventures of Willy the Wizard: Livid Land No. 1, de 1987.

Entre as semelhanças, eles apontavam que tanto Willy quanto Harry Potter participavam de um torneio, onde são obrigados a descobrir a tarefa principal. Ambos o realizam em um banheiro, após dicas dadas por ajudantes. Por fim, descobrem que a tarefa é resgatar reféns humanos aprisionados por criaturas meio-humanas.

A exigência dos acusadores era de que a Scholastic queimasse todas as cópias de Harry Potter e o Cálice de Fogo. O que, como sabemos, não aconteceu, afinal o tribunal decidiu que não havia semelhanças o suficiente e indeferiu o caso.

#3 As Esquisitonas

Esse foi o caso que mais teve impacto nos bastidores de Harry Potter. Caso não se lembre, As Esquisitonas são a banda que abre o baile de inverno em Cálice de Fogo. O problema está no nome original Weird Sisters, muito parecido com o da banda canadense Wyrd Sisters.

Em 2005, a Warner Bros fez duas ofertas à banda, primeiro de 5.000, mas depois de 50.000 dólares canadenses, pelos direitos do nome. Mas eles recusaram e entraram com ação judicial contra a Warner e contra os integrantes da banda do filme, composta por membros reais das aclamadas bandas Radiohead e Pulp.

Por fim, a Warner abortou os planos de usar o nome da banda no filme. Mas, mesmo assim, o processo seguiu junto com uma liminar na tentativa de barrar o lançamento de Harry Potter e o Cálice de Fogo. A liminar foi indeferida e todo o processo arquivado em novembro de 2005, com o juiz determinando pagamento dos custos judiciais por parte da banda canadense, que ainda poderia recorrer. Anos depois, em 2010, o processo teria se resolvido fora dos tribunais, sem detalhes divulgados.

O mais triste dessa história é que um projeto de álbum temático das Weird Sisters estava nos planos de Jarvis Cocker, do Pulp. Ele planejava colaborar com Jack White, Franz Ferdinand e Iggy Pop nas gravações, mas com todo o processo acabou abandonado a ideia.

O “verdadeiro plágio” de Harry Potter

Nos últimos anos, uma teoria tomou a Internet afirmando que Harry Potter seria cópia de um conhecido programa infantil brasileiro. Claro que é uma grande brincadeira, mas quer saber qual é? Então confere esse texto aqui. E deixa nos comentários o que achou das tretas judiciais acima… é cada doideira, né?

Ilustrando esse artigo, apelamos novamente ao excelente VladislavPandic, afinal o espelho de Ojesed tinha tudo a ver, ao menos na minha cabeça. Confira Harry Potter and the Phisolopher’s Harry Potter and the Philosopher’s Stone-FanArt-11 no DeviantArt.




Complete sua coleção

Compartilhe



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Available for Amazon Prime