Esses personagens de Harry Potter podem ficar irreconhecíveis na série nova do Max

A aparência desses personagens pode ficar bem diferente na nova série de Harry Potter para se aproximar com a descrição dos livros.

Os Dursley são alguns dos personagens com aparência diferente nos filmes de Harry Potter e nos livros

A nova série de Harry Potter no serviço de streaming Max ainda está nas etapas iniciais de produção, mas promete ser muito mais fiel aos livros do que os filmes foram, afinal há mais tempo de tela para contar as histórias nos detalhes. No entanto, se a ideia for mesmo ser mais fiel, não é só a história quem vai ser diferente, mas também a aparência de muitos personagens.

Mesmo quem já leu todos os livros da saga Harry Potter, se acostumou com a caracterização dos filmes, e acaba se esquecendo que algumas descrições eram um pouco (ou muito) diferentes do que foi para as telas. Então, listamos aqui, das menores às maiores mudanças de caracterização que a série do Max terá que corrigir, se for seguir à risca o que esta nos livros.

Personagens de Harry Potter com aparência diferente nos livros e nos filmes

A diferença está nos olhos

A gente se acostumou a ouvir que Harry Potter é “a cara de seu pai, mas tem os olhos de sua mãe”, e já é amplamente discutido (e criticado) o fato de que nem Harry, nem Lílian, tiveram os olhos verde-esmeralda descrito nos livros. Na verdade, nos filmes, sabemos que Harry acabou ficando com os olhos azuis pois o ator Daniel Radcliffe não se adaptou às lentes de contato (e a produção quis economizar uns trocados e não alterar digitalmente). Já sobre Lilian, sempre será um mistério porque optaram por uma atriz de olhos castanhos para interpretá-la quando criança, em Relíquias da Morte.

Mas não sobre esse caso que vamos abordar, e sim sobre Voldemort. O vilão da saga é descrito nos livros como tendo olhos muito vermelhos, como sangue. No entanto, parece que a produção dos filmes optou por olhos mais tradicionais para não chocar tanto, afinal, ainda é um filme voltado para o público infantojuvenil e talvez ficasse assustador até demais. Então, se a série for fiel, veremos um Voldemort ainda mais tenebroso.

A aparência de Lilian e Tiago Potter

Os pais de Harry também não escaparam de mudanças nos filmes. Lilian e Tiago, desde Pedra Filosofal, aparecem como adultos de meia-idade, pessoas que naturalmente conseguimos afirmar que tem um filho adolescente. Porém, os personagens deveriam ter uma aparência muito mais jovem. Afinal, Lilian e Tiago Potter se foram aos 21 anos de idade e, se considerarmos o que ocorre com os fantasmas, sua aparência não deveria envelhecer com o tempo. O mais provável é que a produção dos filmes achou estranho colocar pessoas tão jovens com um filho tão crescido.

Quase deu certo…

O professor de feitiços Filius Flitwick quase teve jus à sua aparência nos primeiros filmes. A caracterização do professor em Pedra Filosofal e Câmara Secreta é bastante parecida com o descrito nos livros. Mesmo sua altura, que não é descrita como um anão, mas como um bruxo baixinho que precisava subir numa pilha de livros para lecionar, é justificável, pois o personagem é meio duende.

O problema ficou mesmo de Prisioneiro de Azkaban para a frente. O mesmo ator, Warwick Davis, foi escalado para fazer o regente do coral de Hogwarts, mais jovem, de cabelos negros e lisos. É isso mesmo, aquele não era (ou não deveria ser) Flitwick. Só que ninguém entendeu. Então, em Cálice de Fogo, a produção resolveu abraçar esse como o novo visual de Flitwick, e assim permaneceu até o fim da saga.

Loiros ou morenos?

Os Dursley também tiveram diferenças entre os livros e os filmes. Nos livros, tanto Petúnia quanto Duda Dursley são descritos como loiros e de olhos claros. Petúnia, inclusive, compara Duda a um anjinho, por seus cabelos loiros e assentados, enquanto, para Harry, o primo se parece com um porco de perucas.

Outra personagem loira que teve seus cabelos alterados foi Narcisa Malfoy. Nesse caso, a produção colocou estilosas mechas negras na mãe de Draco que, confesso, eu gosto muito mais do que os cabelos loiros dos livros.

Hermione Granger

Hoje em dia, é praticamente impossível imaginar Hermione Granger e não vir à nossa mente a beleza da atriz Emma Watson. Mas a verdade é que a melhor amiga de Harry Potter teve um visual mais aesthetic nos filmes do que nos livros. Nos livros, Hermione é descrita como uma bruxa dentuça, com os cabelos bem armados. Um visual que combina muito mais com uma bruxa das histórias infantis tradicionais do que com a aparência limpinha dos bruxos em Harry Potter.

A verdade é que a aparência da personagem foi melhorando com o passar dos filmes. Em Pedra Filosofal, ainda vemos uma Hermione com cabelo muito mais armado e embaraçado, mas logo em Câmara Secreta ela já aparece com cachos muito bem penteados. Já sobre os dentes, a atriz Emma Watson até que tentou, mas não conseguia falar com clareza utilizando dentes postiços.

É possível vê-la usando os dentes falsos em trechos como a cena final de Pedra Filosofal, que, curiosamente, foi a primeira cena gravada em toda a franquia. Mas daí pra frente, a escolha do diretor foi por tirar mesmo a dentadura da atriz.

Lembra de mais diferenças na aparência dos personagens de Harry Potter?

Deixe nos comentários se você lembrou de mais alguma mudança dos livros para os filmes, ou se nem lembrava mais que algumas caracterizações eram diferentes. E vamos, juntos, aguardar e torcer para que a série da Max seja o mais fiel possível aos livros de Harry Potter.

Ilustrando esse artigo: Do I Need To Ask Whose? de Iaerry, no DeviantArt (2006).

Deixe nos comentários se você lembrou de mais alguma mudança dos livros para os filmes, ou se nem lembrava mais que algumas caracterizações eram diferentes. E vamos, juntos, aguardar e torcer para que a série da Max seja o mais fiel possível aos livros de Harry Potter.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Available for Amazon Prime