Como Snape se tornou diretor de Hogwarts após fugir da escola?

Entenda como o professor de poções Severo Snape se tornou diretor de Hogwarts, a Escola de Magia e Bruxaria de Harry Potter.

Severo Snape antes de se tornar diretor de Hogwarts

O professor de poções e diretor da Sonserina Severo Snape é um dos mais polêmicos personagens do universo de Harry Potter, dividindo opiniões de fãs sobre ser amado e odiado. Por aqui, nós já fizemos um guia quase definitivo sobre as motivações e controvérsias do personagem. Quase, pois uma dúvida ficou em aberto, principalmente para quem só viu os filmes: como Severo Snape se torna diretor de Hogwarts?

Afinal, para muitos, as cenas que ficam é de que Snape fugiu da escola e se juntou a Voldemort após fazer o que fez com Dumbledore, mas em seguida ele já aparece novamente como diretor da escola. Então, vamos explicar nos detalhes a linha do tempo desses para não restar dúvidas. Confira à seguir:

Como Severo Snape se torna diretor de Hogwarts?

Para explicar como Severo Snape assume a diretoria de Hogwarts, precisaremos relembrar alguns momentos importantes nessa trajetória, entre a morte de Alvo Dumbledore e sua nomeação. Por isso, vamos começar voltando à noite de 30 de junho de 1996:

A batalha da Torre de Astronomia

Embora no filme Harry Potter e o Enigma do Príncipe, a operação que culmina na morte de Alvo Dumbledore pareça cirurgicamente furtiva (entrar e sair sem ser visto), no livro há muito mais estardalhaço. Ainda antes de Harry e Dumbledore voltarem ao castelo, o comensal da morte Gibbon lança a marca negra sobre o castelo, anunciando sua chegada. Isso naturalmente chama atenção, afinal a marca é visível até mesmo de Hogsmeade. Do vilarejo, Harry e Dumbledore veem o símbolo e tomam vassouras emprestadas com Madame Rosmerta para voar até a Torre de Astronomia, onde o destino do diretor e de Snape seriam marcados para sempre.

A Ordem da Fênix e a Armada de Dumbledore, que já estavam alertas para uma possível invasão no castelo, batalham contra os comensais da morte e tentam impedir sua fuga. Durante o confronto, conhecido como Batalha da Torre de Astronomia, Gibbon morre e Gui Weasley é gravemente ferido pelo lobisomem Fenrir Greyback. Por fim, ocorre o diálogo em que Snape revela ser o Príncipe Mestiço a Harry e os Comensais partem em retirada.

Reconquistando a confiança de Voldemort

Diferente do filme, muito mais gente vê Snape lutar ao lado dos Comensais da Morte. Por isso, do lado da Ordem da Fênix, a confiança no integrante já estava completamente abalada. Mas do outro lado, a confiança de Voldemort em Snape ainda não era absoluta. Lembre-se que Snape passou anos ao lado do diretor de Hogwarts, não foi de encontro a Voldemort durante sua volta no cemitério e, mesmo matando Dumbledore, o fez sob um juramento de voto perpétuo.

O professor entendia que ainda precisava fazer mais para provar sua lealdade ao Lord das Trevas, e o fez. Snape age nos bastidores para confundir Mundungo Fletcher e sugere o plano dos 7 Potter, para fazer a transferência do garoto em segurança. Em paralelo, ele passa a informação correta sobre a data de transferência de Harry Potter a Voldemort. Com isso, o vilão recupera a confiança em Snape que, inclusive, batalhou naquela noite e foi responsável por acidentalmente arrancar a orelha de Jorge Weasley.

A nomeação de Severo Snape como diretor de Hogwarts

Com a forte influência ideológica no Ministério da Magia, Voldemort indiretamente já exercia certa pressão sobre Hogwarts desde 1995, com a nomeação de Dolores Umbridge. Mas a tomada definitiva da escola viria a acontecer dois anos depois. Em agosto de 1997, o Ministro da Magia Rufus Scrimgeour tem sua vida violentamente tirada por Voldemort. Seu substituto é Pius Thicknesse, antigo membro do ministério que está sob efeito da maldição Imperio.

No mês seguinte à tomada do Ministério, a comunidade bruxa recebe pelo Profeta Diário a notícia da nomeação de Severo Snape como diretor de Hogwarts. Junto dele, os comensais Amico e Aleto Carrow, assumiram, respectivamente, as classes de Defesa Contra as Artes das Trevas e Estudos dos Trouxas. Vale destacar que o jornal diz que a professora de Estudos dos Trouxas havia pedido demissão, enquanto, na verdade, ela havia sido capturada e morta pelo bando de Voldemort.

A volta de Snape a Hogwarts e o período como diretor

Não temos muitos detalhes sobre como exatamente foi a chegada e a receptividade de Snape no castelo. Claro, sabemos que os professores mais antigos e leais a Dumbledore tinham repulsa ao novo chefe. No entanto, acompanhamos esse período da história do ponto de vista de Harry e, nesse momento, ele está à caça das horcruxes.

Sobre seu período como diretor, temos relatos de uma série de torturas com os alunos por parte dos irmãos Carrow, mas Snape secretamente fazia o possível para proteger os alunos. Ele também seguiu se aconselhando com o quadro de Dumbledore na sala do diretor.

Severo Snape explicado

Quer saber como Snape se tornou Comensal da Morte ou por que ele tinha tanta fixação por se tornar professor de Defesa Contra as Artes das Trevas? Então, confere esse texto aqui que a gente explica tudo isso e muito mais.

Ilustração por VladislavPantic: Harry Potter and the Philosopher’s StoneFanArt-14 no DeviantArt.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Available for Amazon Prime