Há algumas semanas o Graham deixou um comentário aqui no Mundo Bruxo perguntando o que aconteceria se o Diário de Riddle cumprisse com seu objetivo. Teríamos dois Lord Voldemort vivos ao mesmo tempo? Então, isso me intrigou e fui atrás de uma resposta e compartilho à seguir tudo o que descobri.
Graham Potter em Por que Voldemort não consegue matar Harry Potter?
Eu tenho uma dúvida: o que acontece se a memória do diário tivesse cumprido seu objetivo? Teríamos 2 Voldemort? A alma em semi-vida possuiria aquele corpo? Como ficaria sabendo?
É importante dizer que, para chegar a uma resposta sobre a existência de dois Lord Voldemort ao mesmo tempo, analisamos os livros da série Harry Potter e uma série de materiais e, na verdade, nunca houve uma resposta definitiva de J. K. Rowling sobre isso. Então, por mais indicativas que sejam as pistas, ainda deve ser tratado como teoria.
A diferença entre o Diário de Riddle e as demais horcruxes de Voldemort
Como explicamos aqui recentemente, horcruxes são fragmentos de alma guardados em objetos que têm por objetivo manter seu criador preso à terra. Assim, mesmo que ele tenha seu corpo humano destruído, sua alma permanecerá viva. No entanto, as horcruxes não são capazes de reconstituir um corpo (ou, ao menos, não sozinhas). Com o Diário de Riddle é diferente. Não sabemos que magias envolveram sua criação, mas ele é a única horcrux capaz de trazer uma forma física de Voldemort de volta à vida.
Vemos isso acontecer em Harry Potter e a Câmara Secreta. O diário carrega uma lembrança de Tom Riddle aos 16 anos, antes de se assumir como Lord Voldemort. Conforme Gina Weasley escreve e se relaciona com o diário, ela tem sua energia vital sugada e a lembrança se fortalece. Caso o processo se concluísse, Gina estaria morta e Tom Riddle retornaria à vida.
Então, teríamos dois Voldemort vivos ao mesmo tempo?
Ao que tudo indica, sim, teríamos dois Lord Voldemort vivos ao mesmo tempo. Um enfraquecido após atacar o bebê Harry Potter e outro adolescente. Contudo, o Voldemort mais jovem não teria todo o conhecimento e experiência de sua versão mais velha. Afinal, como dissemos acima, ele carregava apenas as lembranças do jovem Tom Riddle.
Não há nenhum indício de que uma alma fragmentada possa ser reintegrada ou de que os dois Voldemort poderiam se unir. O que, da mesma forma, não pode ser descartado.
Mas há ainda outra possibilidade a se considerar: sabemos que o Voldemort “atual” não sente quando Harry destrói suas horcruxes, possivelmente, ele também não tomaria conhecimento se o Diário ganhasse forma.
Então, é possível que o jovem e orgulhoso Tom Riddle procurasse se manter oculto até se fortalecer o bastante para ser o único Voldemort vivo. Mas essa opção é a mais improvável, já que Tom já vinha fazendo bastante barulho cumprindo seu desejo adolescente de expulsar nascidos trouxas de Hogwarts.
Como fazer para derrotar dois Lord Voldemort ao mesmo tempo?
Questionaram J. K. Rowling uma vez sobre o que aconteceria se Gina Weasley morresse e Tom Riddle retornasse à vida. Ela respondeu que não poderia dizer até que os sete livros fossem publicados, mas que Voldemort estaria consideravelmente fortalecido.
Já que não há citação a nenhum tipo de fusão entre as almas nos últimos livros, então fica claro aqui que Rowling se referia às horcruxes. Ou seja, na prática, o objetivo não seria muito diferente: Harry Potter teria que destruir todos os fragmentos de alma para derrotar Voldemort. Mas com o agravante de ter que enfrentar duplamente o maior bruxo das trevas de todos os tempos.
Quer ter sua pergunta respondida?
Deixe nos comentários suas dúvidas e teorias sobre Harry Potter. As mais simples, vamos responder diretamente, já as mais difíceis quem não viram um artigo aqui no Mundo Bruxo também?
A ilustração desse artigo é da Guchi, no Deviant Art: Voldemort (2014).
Deixe um comentário