A Harry Potter Exhibition, exposição oficial de Harry Potter, já abriu as portas no Parque do Ibirapuera em São Paulo. Entre figurinos, objetos de cena e experiências imersivas, a exposição promete (e entrega) uma experiência única para os potterheads brasileiros.
Mas há tanto para ver que, se você não ficar atento, pode deixar passar alguns dos mais incríveis detalhes e objetos de cena utilizados nos bastidores dos filmes. Por isso, listamos aqui 5 coisas imperdíveis para ver na Harry Potter Exhibition.
#5 – Primeira edição britânica de Harry Potter
O primeiro item de nossa lista tem bastante destaque logo no início da exposição, mas se você for um dos últimos a entrar e for direto para a apresentação de abertura, pode facilmente passar batido. Logo nas primeiras estantes está a primeira edição britânica de Harry Potter e a Pedra Filosofal, publicada originalmente pela Bloomsbury.
Pode parecer pouca coisa, mas saiba que uma cópia da primeira edição chegou a ser vendida em 2021 por 417 mil dólares (mais de 2,3 milhões de reais à época). Por isso, o que você vê ali é um item de coleção um tanto quanto valioso. Além dele, cópias em português (Editora Rocco) e espanhol (editora Salamandra) dividem a vitrine, mas esses exemplares não são de suas primeiras tiragens.
#4 – Pomo de Ouro
O quadribol tem ambientes e experiências dedicadas na Harry Potter Exhibition, que vão de painéis para fotos até o arremesso de goles nos aros do campo. Mas quem passa mais depressa por esses corredores, pode deixar passar a mais icônica das bolas do esporte: o pomo de ouro.
Abaixo, um descritivo ressalta que o pomo foi projetado seguindo princípios reais de aerodinâmica e recebeu acabamento banhado a ouro de verdade.
#3 – O livro do Príncipe Mestiço
Liderado pelo brasileiro Eduardo Lima, o estúdio Minalima foi responsável pela confecção de diversos objetos de cena, muito ricos em detalhes, e eles estão por toda a Harry Potter Exhibition. Um dos meus itens preferidos foi ver a revista O Pasquim, da família Lovegood (na capa desse post).
Mas a maioria dos fãs deve se encantar mesmo é pelo livro Preparo Avançado de Poções, utilizado no filme de Enigma do Príncipe. O livro está bem escondido, em meio às vestes de Horácio Slughorn e Severo Snape. Ao lado dele, os fãs encontram, ainda, o frasco de poção Felix Felicis.
#2 – As horcruxes
Verdade seja dita: esses itens aqui ninguém vai deixar passar. Não só porque são destaque entre as últimas salas da exposição, mas porque estão entre os mais fascinantes objetos da série. Mas é por isso mesmo que elas ganham a segunda posição em nossa lista.
As horcruxes de Voldemort estão na Harry Potter Exhibition com toda sua riqueza de detalhes. Podemos ver o Diadema de Corvinal e o medalhão de Sonserina. Ah, por ali também está o Diário de Riddle e o dente do Basilisco, mas muita gente passa batido por eles enquanto se aglomera nas filas para tirar fotos.
Na mesma sala estão, ainda, a Pedra da Ressurreição e a Varinha das Varinhas. Uma placa também identifica a capa da invisibilidade mas, se ela estava ali, provavelmente estava invisível.
#1 – Verso do livro de Gilderoy Lockhart
Por fim, o item mais especial para mim em toda a exposição nem é assim um grande apelo da série, mas encanta por sua riqueza de detalhes. O livro Viagens Com Trasgos, de autoria de Gilderoy Lockhart, está presente na sala de Defesa Contra as Artes das Trevas.
Apesar de ter pouco destaque na exposição e nos filmes, a magia desse item está em se abaixar para ver seu verso. Sim, a produção fez toda a arte da contra-capa, incluindo uma sinopse para um livro que aparece apenas de relance em pouquíssimas cenas de Câmara Secreta. Este objeto simboliza o carinho, a dedicação e o esmero que a produção teve em cada mínimo detalhe.
Qual é o seu top 5 na Harry Potter Exhibition?
E você, já visitou a Harry Potter Exhibition? Prestou atenção em todos esses detalhes da exposição? Viu algo mais que ninguém pode perder? Deixa pra gente nos comentários tudo o que você mais gostou.
E se não foi ainda, ainda tem a chance de aproveitar. A exposição acontece de terça a domingo e os ingressos custam a partir de R$ 60 no site da Eventim.
Deixe um comentário