Os Marotos de Harry Potter: a verdadeira história de Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas

Entenda a fascinante história cortada dos filmes sobre Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas, os Marotos de Harry Potter.

Os Marotos criando o Mapa do Maroto, em Harry Potter.

Os Marotos são um grupo icônico do universo de Harry Potter, criado por J.K. Rowling. Composto por quatro amigos inseparáveis durante seus anos na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, os Marotos são conhecidos por suas aventuras e travessuras, tendo enorme importância no enredo principal de Harry Potter.

No entanto, para quem só viu os filmes, a história dos Marotos pode não ficar muito clara, pois trechos importantes sobre eles foram cortados, principalmente de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, que acaba de completar 20 anos. Então, vamos nos aprofundar na história dos Marotos e explorar os principais acontecimentos na trajetória de Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas no mundo bruxo de Harry Potter.

Quem são os Marotos?

Os Marotos é o nome auto-proclamado para o grupo de quatro amigos inseparáveis que estudaram em Hogwarts entre 1971 e 1978. Membros da Grifinória, eles se destacaram por feitos mágicos acima da média, como a criação de artefatos mágicos, assim como a capacidade de se transformar em animagos:

  • Tiago Potter (Pontas): Descendente de uma rica família bruxa e reconhecido por seu talento no Quadribol. Seu apelido “Pontas” faz referência às galhadas de sua forma animaga, um cervo. Ele viria a ser o pai de Harry Potter.
  • Sirius Black (Almofadinhas): Descendente dos Black, uma família puro-sangue de Sonserina, da qual foi a exceção. Podia se transformar em um grande cão preto, cujas almofadas das patas lhe conferem o apelido. Sirius era corajoso e o melhor amigo de Tiago, sendo convidado a padrinho de Harry.
  • Remo Lupin (Aluado): Um lobisomem que lutava contra os desafios de sua condição. Mas Lupin era inteligente e bondoso, tornando-se um querido professor de Defesa Contra as Artes das Trevas em Hogwarts.
  • Pedro Pettigrew (Rabicho): Apesar de ser um grande amigo do grupo, viria a traí-los e se juntar a Lord Voldemort. Se transformava em rato, vivendo durante anos como Perebas, o rato de estimação da família Weasley.

Como os Marotos se tornam animagos?

A transformação em lobisomem é um processo muito doloroso, perigoso e traumático, colocando em risco a vida do próprio lobisomem e de outros bruxos ao redor. Por isso, Hogwarts providencia a Lupin a Casa dos Gritos, como um lugar seguro que ele pudesse utilizar nas noites de lua cheia. Mas Tiago, Sirius e Pedro queriam poder acompanhar o amigo e tornar o processo menos solitário. Eles decidiram aprender a difícil técnica de transformação em animago.

O processo está entre os mais complexos que se tem conhecimento e envolve ficar com uma folha de mandrágora na língua por um mês. Além disso, todos os dias, ao nascer e ao pôr do sol, deve-se recitar o encantamento “Amato Animo Animato Animagus”. Mas, com muito empenho e talento, os três conseguem se tornar animagos ilegalmente, ou seja, sem se submeter ao registro do Ministério da Magia. Assim, passam a acompanhar Lupin em suas noites como lobisomem.

A criação do Mapa do Maroto

Uma das contribuições mais notáveis dos Marotos para o mundo mágico foi a criação do Mapa do Maroto. O mapa foi criado por Remo, Pedro, Sirius e Tiago durante seu tempo em Hogwarts, usando suas habilidades combinadas de magia e conhecimento do castelo.

Este mapa mágico mostra todos os detalhes de Hogwarts, incluindo passagens secretas e a localização de cada pessoa em tempo real. O artefato foi muito útil ao grupo para se aventurarem escondidos pelo castelo, mas, uma vez confiscado, passou a servir ao zelador para vigia dos alunos, até ser roubado por Fred e Jorge.

Para ativar o mapa, é necessário dizer as palavras “Eu juro solenemente que não pretendo fazer nada de bom”. Para desativá-lo, diz-se “Malfeito feito”.

A rivalidade com Severo Snape

Severo Snape tinha uma relação conturbada com os Marotos. Durante seus anos em Hogwarts, ele era frequentemente alvo das travessuras de Tiago e Sirius, o que gerou um ressentimento profundo. Snape desconfiava de Lupin por causa de sua condição de lobisomem e via Pedro como insignificante. A rivalidade entre Tiago e Snape também se agravou devido ao interesse de ambos em Lilian Evans, de quem Snape fora o primeiro amigo bruxo.

Porém, vale ressaltar que os Marotos não eram tão legais quanto muita gente pensa e o bullying praticado contra Snape era pesado, chegando a colocar o futuro professor de poções em risco de vida. Eles armam para colocar Snape cara a cara com Lupin transformado em lobisomem.

Os Marotos pregam peça em Severo Snape (Ilustração: Harry-Potter-Spain / DeviantArt)

Outro momento marcante da rivalidade fica por conta do Mapa do Maroto. Em uma ocasião, Snape tentou usar o Mapa do Maroto, mas recebe insultos do mapa. Claramente, o artefato continha uma proteção especial se quem tentasse usá-lo fosse Snape.

Traições e batalhas: o começo do fim dos Marotos

Durante a primeira guerra bruxa, por meio de seu então servo Snape, Voldemort obteve a informação sobre uma profecia que dizia que aquele com poder para derrotá-lo estava prestes a nascer. Desconfiando dos Potter, que aguardavam a vinda do bebê Harry, Voldemort inicia uma caçada pela família. Com a ajuda de Dumbledore, eles se escondem no vilarejo de Godric’s Hollow e omitem sua localidade por meio de um feitiço de segredo. A localização, então, só poderia ser revelada por quem fosse eleito fiel do segredo, como um pacto.

Prevendo que Voldemort imaginaria Sirius como o mais provável fiel do segredo, o casal confia a Pettigrew a tarefa como forma de despistá-lo. No entanto, Pedro trai os Marotos e revela a Voldemort a localização dos Potter. As consequências são desastrosas, e Voldemort acessa o esconderijo dos Potter, tirando a vida de Lilian e Tiago. Harry sobrevive ao ataque.

A prisão de Sirius Black e a armadilha de Rabicho

Após saber da traição de Rabicho e da perda de seus amigos, Sirius parte em busca de Rabicho. Os dois se confrontam em uma rua movimentada, na presença de trouxas. Antes que Sirius pudesse atacar, Rabicho ocasiona uma explosão que tira a vida de 13 trouxas que estavam na rua e dissimula sua própria morte.

O bruxo arranca um dedo para simular que seria a única parte de seu corpo que restara, transforma-se em rato e desaparece pelos boeiros. Sirius é preso em flagrante e acusado de tirar a vida de Rabicho e dos trouxas.

Esta versão da história se torna a oficial entre a comunidade bruxa, e a verdade só nos é revelada em Prisioneiro de Azkaban. Na ocasião, ainda em Azkaban, Sirius vê uma foto da família Weasley em um jornal e reconhece o rato. Ele, então, encontra uma motivação para fugir de Azkaban e tentar provar sua inocência. Sirius não obtém sucesso e passa a viver como foragido.

O destino e o triste fim dos Marotos

Os destinos dos Marotos foram trágicos. Tiago foi o primeiro a morrer, durante o ataque de Lord Voldemort. Em seguida, Sirius passa 12 anos preso em Azkaban e, após meses foragido, foi morto por sua prima Bellatrix Lestrange em um confronto no Ministério da Magia.

Rabicho se alia a Voldemort e participa ativamente de sua retomada à forma física, inclusive cedendo parte de sua carne. Ele ganha uma mão de prata de Voldemort, mas esta se volta contra ele e o estrangula quando ele decide ajudar Harry. Por fim, Lupin se casa com Ninfadora Tonks, mas ambos morrem durante a Batalha de Hogwarts, deixando um filho órfão.

Uma série sobre os Marotos: o sonho de muitos fãs de Harry Potter

A história dos Marotos está entre as mais desejadas entre os fãs de Harry Potter. Há anos, um dos maiores pedidos da comunidade é o desenvolvimento de um filme ou série focada na história do quarteto. Seria incrível acompanhar as aventuras de Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas em detalhes.

No entanto, ainda não há nenhuma produção prevista que foque no arco dos amigos. Resta aguardar e torcer para que a nova série de Harry Potter no Max inclua flashbacks e detalhes sobre a história dos Marotos, que estão entre os personagens mais queridos do universo de Harry Potter. (Menos você, Rabicho.)

Ilustrando esse artigo estão imagens de autoria de Viria13 e Harry-Potter-Spain, no DeviantArt.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Available for Amazon Prime