O que vai acontecer com Harry Potter com a compra da Warner pela Netflix?

Analisamos o que deve acontecer com Harry Potter, a nova série e os filmes depois que a Netflix levar a Warner para casa.

Harry Potter como original Netflix

A Netflix vai comprar os estúdios e streaming da Warner em um negócio de 82,7 bilhões de dólares e junto vai levar a franquia Harry Potter. Analisamos e especulamos o que pode acontecer com a nova série de Harry Potter caso o acordo se concretize e os eventuais impactos, positivos e negativos.

Há alguma semanas, a Warner anunciou que estava a venda e diversas ofertas vieram a público, com a da Paramount, apoiada por um fundo de investimentos de países do oriente médio, sendo a mais cotada. Mas em uma revira-volta, é a Netflix quem avançou para a etapa de negociações, colocando uma oferta de quase 83 bilhões de dólares na mesa.

Ainda não temos nada confirmado e há muita água para rolar, mas procuramos entender o que pode acontecer com Harry Potter no meio de tudo isso e tentar dar uma resposta às principais dúvidas que surgem. Ah, é importante tratar tudo como especulação, por mais fundamentado que seja. Então, vamos entender o que deve acontecer com a série de Harry Potter depois da Netflix comprar a Warner?

Harry Potter ainda pode nem ir para a Netflix…

Para começar, precisamos entender que processos de fusão e aquisição de empresas, principalmente quando envolvem grandes líderes em seus setores, precisam passar por aprovação regulatória. Entidades de governo têm que concordar com os termos da aquisição para evitar grandes concentrações de mercado que desequilibrem a concorrência, e a gente sabe que tanto a Netflix quanto a Warner concentram grande parte do mercado de streaming e de produções audiovisuais.

Nesses casos, é comum que os reguladores imponham condições à compra, podendo até exigir que a Warner revenda algumas de suas marcas a outros concorrentes para manter a competitividade do setor. Por exemplo, a Netflix pode adquirir Harry Potter, mas ter que vender Game of Thrones, ou até franquias próprias como Stranger Things, se os órgãos considerarem a concentração abusiva.

Por outro lado, é pouco provável que a Netflix abra mão de Harry Potter. Principalmente com a nova série em produção, a franquia é hoje a maior aposta da Warner para os próximos anos e é muito mais provável que a Netflix abra mão de outros nomes, mas mantenha o poder sobre o mundo bruxo.

A produção da série de Harry Potter vai continuar? A Netflix fará mudanças na série Harry Potter?

A princípio, tudo segue o planejamento feito pela Warner. Até que se tenham novos anúncios, pelo menos, a série de Harry Potter continua em produção e permanecerá como a principal aposta da empresa para a próxima década. As etapas de negociação ainda estão a um nível muito executivo e superficial para que qualquer mudança reflita no andamento da série.

Contudo, uma vez que a compra se concretize, o que deve levar alguns bons meses e até anos, a Netflix terá Harry Potter à sua disposição. Então, ela poderá ditar os rumos que a série vai tomar e fazer interferências no processo, inclusive trocar pessoas chave no comando da produção. Se isso vai ser positivo ou negativo, só o tempo dirá.

Os filmes de Harry Potter vão entrar para o catálogo da Netflix?

É possível, mas não deve acontecer da noite para o dia. Ainda vai um tempo para a gente entender como fica a situação entre o HBO Max e a Netflix e se os catálogos se fundirão ou se permanecerão como serviços separados, mas não é improvável que a Netflix leve Harry Potter para seu serviço principal em algum momento.

Vale dizer que os filmes de Harry Potter já fizeram algumas aparições pelo catálogo da Netflix, mas nunca como a saga completa, apenas algumas produções, isoladamente.

Teremos novas produções de Harry Potter na Netflix? Animais Fantásticos pode voltar?

Atualmente com a Warner, o foco total está na produção da série Harry Potter e eles descartam trabalhar em produções paralelas. A série consome muitos recursos (financeiros e humanos) e é normal que eles aguardem que ela se prove um sucesso antes de investir ainda mais.

Porém, embora a resposta mais segura seja “só o tempo dirá”, é certo que ninguém compra uma empresa do tamanho da Warner com franquias tão ricas na mão para deixá-las guardadas. Ainda é possível que, em algum momento, a Netflix resolva revisitar Animais Fantásticos ou produzir spin-offs tão desejadas, como a história dos Marotos. Ela pode, ainda, continuar lançando especiais e produções relacionadas, como o reality show culinário Bruxos da Confeitaria (Wizards of Bakery).

O que a gente quer e espera de tudo isso…

Como fãs, o que a gente espera é sempre que aconteça o melhor. Sabemos que Harry Potter está em um bom momento na Warner, com fortes investimentos e uma produção, ao que tudo indica, empenhada em realizar uma adaptação fiel de altíssima qualidade. Assim, é normal que a gente se preocupe com mudanças estratégicas bem agora.

Por outro lado, uma vez que a venda já iria ocorrer de qualquer jeito, acredito que a Netflix seja a melhor casa para receber Harry Potter. Eles foram extremamente competentes na produção e na promoção de Stranger Things (que também envolve realismo fantástico, licenciamentos e uma infinidade de ativações). Isso demonstra que a empresa é capaz de conduzir projetos grandiosos de cultura pop, especialmente feitos para a internet, enquanto seus concorrentes, como a Paramount, ainda estão restritos a franquias menores e ao universo do cinema.

Então, vamos acompanhar o desenrolar desta história e torcer para que Harry Potter continue tendo seu protagonismo, independente de qual seja o dono. Que nós fãs possamos receber a série que tanto queremos e, quem sabe, até sonhar com novas produções!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Available for Amazon Prime