5 curiosidades sobre Hogwarts que você nunca se deu conta

Descubra números impressionantes e curiosidades sobre Hogwarts que provavelmente ninguém nunca te contou.

Hogwarts ainda abriga curiosidades e muitos fatos curiosos.

Quem nunca sonhou em estudar em Hogwarts? A escola de magia e bruxaria de Harry Potter desperta o fascínio por suas ricas histórias e encanta com sua imponência e aura mágica. Mas, se você pensa que já sabe tudo sobre a escola, hoje viemos aqui lhe contar cinco curiosidades que muito provavelmente você não sabia (ou não se deu conta) sobre nosso querido castelo de Hogwarts.

Acredite, mesmo para quem já é Potterhead, ainda há muito mais fatos curiosos sobre Hogwarts para descobrir e aposto que você vai terminar essa lista aprendendo coisas novas. E se você descobriu mesmo algo novo, conta pra gente nos comentários no final desse post.

5 curiosidades impressionantes sobre Hogwarts que você nunca se deu conta

#1 A quinta escola mais antiga em funcionamento

Hogwarts foi fundada há mais de 1000 anos. Ao que tudo indica, a escola de magia e bruxaria abriu as portas por volta de 993 d.C. sob o comando de Godrico Griffindor, Salazar Slytherin, Helga Hufflepuff e Rowena Ravenclaw.

Se existisse de verdade, isso faria de Hogwarts a quinta escola mais antiga em funcionamento. Ela ficaria atrás apenas da Shishi High School, fundada em 143 a.C., na China, das inglesas King’s School Canterbury (de 597 d.C.) e St. Peter’s School (627 d.C.) e da Universidade Al Quaraouiyine, no Marrocos, de 859 d.C.

No entanto, essa lista não considera outras escolas de magia em Harry Potter, pois não temos informação de suas datas de fundação. Sabe-se, apenas, que Durmstrang e Beauxbatons já existiam em 1294, ano em que aconteceu a primeira edição do Torneio Tribruxo. Mas, na ocaisão, Hogwarts já completava seus 300 anos de existência

#2 Há muito mais alunos do que parece

Embora nos filmes, tenhamos constantemente a sensação de ver menos alunos, a verdade é que Hogwarts é uma escola um tanto quanto cheia. Segundo a autora, há cerca de 1000 alunos estudando na escola, e essa tese é comprovada em passagens dos livros.

Com isso, se dividirmos igualitariamente por casa, Grifinória, Sonserina, Lufa-lufa e Corvinal abrigam, cada uma, cerca de 250 alunos em seus dormitórios. Dividindo por ano letivo, a situação soa ainda pior… são cerca de 140 alunos em cada ano e, em cada casa, 35 alunos por ano letivo.

O segredo para caber todo mundo é que as aulas também são divididas por casas. Mas em algumas aulas, duas casas diferentes chegam a partilhar a mesma classe. Nessa conta, se não houver nenhuma subdivisão das turmas, chegaria a 70 alunos por sala. (O que, normalmente, é uma concentração catastrófica de adolescentes em um mesmo lugar.)

#3 A maioria dos alunos de Hogwarts é mestiça ou nascida trouxa

Ainda se baseando nessa conta, podemos presumir com altas chances que a maioria dos alunos de Hogwarts não vem de linhagem mágica (”sangue puro”). De acordo com a teoria segregacionista das “Sagradas Vinte e Oito”, havia, na década de 1930, apenas 28 famílias verdadeiramente sangue puro, como os Black, os Weasley e os Malfoy.

Com isso, cada uma delas precisaria dar origem a pelo menos 5 novos familiares todos os anos para preencher as 140 vagas em Hogwarts apenas com bruxos sangue puro. O que, pelo que sabemos, simplesmente nunca aconteceu. Mesmo os Weasley, considerados uma família que tem mais filhos que a média, só chegaram a matricular dois filhos em um mesmo ano.

Claro que deixamos de fora aqui potenciais primos, mas é totalmente razoável crer que essa conta nunca seria possível e que a maioria dos alunos de Hogwarts tem sim origem mestiça ou trouxa.

#4 Ninguém nunca explorou todos os mistérios de Hogwarts

Entre os alunos que mais exploraram as dependências de Hogwarts estão Voldemort, que adentrou lugares como a Câmara Secreta e a Sala Precisa, e os Marotos, que chegaram a criar o Mapa do Maroto com o que acreditavam ser todas as passagens secretas. Fred e George também entram pra lista e, claro, o próprio Harry Potter.

Mas, até onde se sabe, nenhum deles nunca esteve na Câmara do Mapa, uma sala secreta utilizada por nosso jogador em Hogwarts Legacy. Por outro lado, em Hogwarts Legacy também não é possível visitar a Câmara Secreta.

Ou seja, ainda não há ninguém conhecido que de fato explorou todas as partes do castelo. E pior, talvez a gente ainda nem saiba ainda quais são todas elas…

#5 Hogwarts até te humilha, mas não te repete de ano…

Se existisse de verdade hoje em dia, Hogwarts provavelmente seria cancelada. Afinal, temos que concordar que a escola utiliza métodos, digamos, ortodoxos, como mandar alunos de apenas 11 anos para detenções na Floresta Proibida pela noite.

Mas, se for verdade o que dizem os gêmeos Weasley, o pior é o deboche como a escola trata seus estudantes. Se você tirar as piores notas nos exames finais da escola, você obterá uma nota “T”. E a nota T significa, literalmente, trasgo. Mas mesmo que humilhe seus alunos, não temos nenhum caso de um aluno que nos dê indícios de que dá para repetir de ano em Hogwarts.

O único caso emblemático nos livros é o de Marcos Flint, aluno da Sonserina que estudou em Hogwarts por um oitavo ano. Mas, nesse caso, Rowling admitiu em entrevista que foi um erro de contas dela e ele aparece na história em um ano em que já deveria ter se formado.

Outro caso curioso que costumava levantar essa dúvida entre os fãs é o de Cho Chang. Afinal, ela seria um ano mais velha do que Harry e, portanto, se formaria no ano de Enigma do Príncipe. Mas, nesse caso, trata-se de uma mudança dos filmes, que colocaram Cho para ser do mesmo ano de Harry. Algo similar acontece com Katia Bell e Romilda Vane.

Bônus: mais números e curiosidades sobre os transportes de Hogwarts

Se você chegou até aqui, ganhou um bônus: aí vão curiosidades extra sobre Hogwarts. Voltando à nossa conta dos mil alunos e pensando nos transportes mágicos, o que descobrimos são números impressionantes:

  • São necessários 36 barcos para a chegada dos 140 alunos do primeiro ano. 35 para acomodar 4 alunos por barco e mais 1 para Hagrid.
  • Se cada carruagem de testrálios levar um grupo de 4 estudantes para o castelo, são pelo menos 215 testrálios para levar os alunos de todos do segundo ao sétimo anos.
  • São cerca de 4 alunos por cabine no Expresso de Hogwarts: o trem tem, pelo menos, 250 cabines. Esse número deve ser maior, pois o trem acomoda também professores e vemos que nem todos os assentos estão sempre preenchidos.

Conta pra gente, o que você achou dessas curiosidades sobre Hogwarts? Comenta se você aprendeu algo novo. Seu comentário conta muito para a nossa comunidade. A ilustração desse post é Hogwarts castle in the night de PharaonGames no DeviantArt.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Available for Amazon Prime